A Noite...


Já falei da noite? Da lua? Da cumplicidade? Não! Faço-o agora!
Tenho para mim que o tempo noite não é para todos, ao contrário do sol. Porque? Por todas as razões.
Desde logo pelo espaço horário. É uma questão de querer, não de poder. De escolha!
Afinal o que fazem os comuns mortais durante a madrugada? Dormem! Eu sei, claro, tem que estar a pé de manhã cedo. Mas fica a pergunta: e se não fosse assim? E se de repente(não é publicidade) fosse obrigado(a) a trabalhar de noite? Gostaria? Julgo que a maior parte "torceria" o nariz à ideia...tenho aliás exemplos disso...
Mas então de onde vem esta vontade de estar acordado quando a maioria dorme? Não sei responder, acredito que não é passível de uma resposta directa.
O prazer pela noite nasce com as pessoas. É um chamamento "lunar", penso eu de que...
Durante séculos, os trabalhadores/frequentadores da noite foram/são, considerados "marginais"!
Diz o ditado: quem anda à noite não está de dia! E depois? É como quem não serve para trabalhar não serve para comer?(ditado português também).
Todos temos o nosso espaço. Diurno, nocturno. Mas socialmente, os "da noite", são sempre olhados de soslaio, com atenção(negativa) e normalmente com conclusões injustas.
Já passei por situações caricatas, com "passadores" pela noite. Aqueles que ao primeiro "luar" se refugiam em suas casas, depois do café ou da bebida rápida num qualquer bar. Daqueles que "vivem a noite" ao fim de semana. E são sempre(quase) com eles que acontecem os "problemas"!
E porque? Porque o espaço nocturno tem regras, embora poucos as saibam. Porque apenas "passam" pela noite. E como é excepção, tem que ser tratados como especiais, sem lembrar que quem os serve trabalha diariamente nesse tempo. Ouvindo tudo e todos...o que não acontece durante o dia!
Experimente fazer o seguinte: ao encontrar um conhecido durante o dia, responda ao normal "tudo bem?", com "não, nem por isso!". Gostaria de saber quantos lhe perguntariam: "sim?, então que se passa?" Digo já que poucos. A resposta seria na sua maioria: "Ai sim?, pois, ok, tenho que...falamos depois..."!
Conversa essa que dificilmente aconteceria.
Mas se o encontrar de noite, ou até alguém que pouco ou nada conhece, a resposta será bem diferente.
Porque? Porque somos diferentes no espaço nocturno, mais afáveis, mais preocupados, mais...solidários!
Não vou dizer que quem anda na noite é "santo"! Infelizmente, existem também os que da noite só procuram o "ganho fácil"...existem durante o dia para nos prejudicar à noite, é um facto!
Mas esses, acredito, não são os "da noite", são os covardes que procuram o alheio sem encontrar quem lhes faça frente! Apenas porque é mais fácil...pela calada da noite!(expressão conhecida)
Mas agora imaginemos que precisa de um médico, dos bombeiros, da polícia, durante a noite? Já para não falar do padeiro, guarda-nocturno, peixeiro, feirante, etc...? Como seria o seu dia?
A noite é um estado de espírito. De alma...não é para todos!
E que assim continue!
Viva a noite!!

Sem comentários:

Notícias da moda:

Jogo das Damas. Joga, experimenta e vê até onde chegas...

Notícias de desporto:

Notícias Sapo Mulher:

A melhor defesa é o ataque:

Cuidado que o céu pode cair:

Pesquisa sites, vídeos e blogues: