Comunicando...


É normal, não é?
Dei comigo a pensar um destes dias no acto de comunicar.
Afinal, nascemos a tentar e na última hora, na pior hora, a da morte, ainda tentamos.
Resumindo, passamos toda a nossa existência a tentar comunicar! E nem sempre conseguimos!
Eu sou, por razões óbvias da profissão, um comunicador. E tenho comunicado com milhares de pessoas ao longo da minha vida. Mas será que as entendi? Será que percebi o que me diziam? Tenho, ao contrário de alguns, muitas dúvidas! Afinal, eu engano-me muitas vezes e as duvidas aparecem. Penso sempre se entendi a mensagem que me quiseram transmitir, a ideia que me tentaram revelar, a vontade que me afirmaram. E fico com duvidas...
Se calhar entendi tudo e o que daí surge são consequências. Ou não?
Uma das situações mais difíceis que tive que suportar enquanto comunicador, foi passada "em directo", num dos muitos programas que apresentei.
Alguém que naquela hora, naquele dia, decidiu acabar com a sua vida! E foi um susto!!
Dei por mim a falar com uma pessoa que me "daria" os seus últimos momentos a ouvir-me e que depois terminaria a sua vida. Foi apresentado assim, sem mais nada! "Quando acabar esta hora de programa, vou atirar-me..."...fiquei atónito, sem respirar...assustado!
E não me recordo de ter feito rádio a pensar só numa pessoa. Esqueci todos os potenciais ouvintes, todos os seus prováveis problemas, todas as suas frustrações e dediquei-me de voz e alma a essa chamada. Falei, escolhi a música, a pensar naquela pessoa, naquela hora. Nunca 55 minutos passaram tão depressa. E a hora terminou. Enquanto "no ar" estavam as noticias e a publicidade, eu só olhava o telefone...nunca esperei tanto que um telefone tocasse!
Já convencido que não tinha adiantado nada tudo o que tinha dito, recomecei outra hora de programa. Triste, tonto, confuso...até que de repente o telefone tocou, e com ele as minhas esperanças voltaram. Mas podia ser outra pessoa...felizmente não era. E também aí a mensagem foi curta: "Amanhã voltarei a ouvir!", e desligou!
Mais tarde conheci quem me ligou e percebi o porquê daquela noite. Mas, principalmente, percebi, que naquela hora eu fiz a diferença. A diferença entre a vida e a morte! E tudo se resume a uma diferença...normalmente...quando comunicamos...

Sem comentários:

Notícias da moda:

Jogo das Damas. Joga, experimenta e vê até onde chegas...

Notícias de desporto:

Notícias Sapo Mulher:

A melhor defesa é o ataque:

Cuidado que o céu pode cair:

Pesquisa sites, vídeos e blogues: